Profissionais de saúde e instrutores do agro podem realizar credenciamento no Senar-ES
Foto: Senar-ES
Estão abertas as inscrições para o credenciamento de prestadores de serviços para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES). Os cadastros são para os serviços de instrutores relacionados ao meio rural e técnicos das áreas de saúde, para o Programa Saúde no Campo.
Anúncio
As etapas para os interessados da área de saúde consistem na inscrição, na habilitação jurídica e na qualificação técnica. Durante a primeira fase, deve-se optar pela área em que pretende oferecer os serviços, conforme os requisitos correspondentes. Estão disponíveis vagas para técnicos de enfermagem, na função de técnico de saúde rural, e para enfermeiros, na função de supervisor técnico de saúde rural.
O técnico de saúde rural será o responsável por atender produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, promovendo a saúde, prevenindo doenças e realizando cuidados básicos de enfermagem por meio de visitas domiciliares. Também deverá aplicar pesquisas, preencher relatórios, lançar dados no sistema e propor ações para melhorar a qualidade de vida. Além disso, o técnico ainda deverá facilitar o o dos produtores ao sistema, como o de telessaúde.
Anúncio
Enquanto o supervisor técnico de saúde rural se responsabilizará por planejar, acompanhar, supervisionar e avaliar as ações dos técnicos de saúde rural. Suas atribuições incluem realizar reuniões e treinamentos, supervisionar visitas, validar tecnicamente documentos e relatórios, além de monitorar e orientar correções nas informações lançadas no sistema SISaúde.
Durante a etapa de habilitação jurídica do processo de credenciamento é conferida a documentação legal que comprova que o profissional está regularizado, enquanto a qualificação técnica refere-se à comprovação de que o selecionado possui experiência e capacidade técnica para realizar o objeto do contrato ou licitação.
Os serviços de instrutoria também estão com credenciamento aberto. Os instrutores atuam nas atividades educacionais da Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Senar-ES, incluindo cursos, treinamentos, planejamentos, palestras, seminários, oficinas metodológicas, entre outras.
Os selecionados no credenciamento de instrutor, além das fases de inscrição, habilitação jurídica e qualificação técnica, ainda devem ar por entrevistas, apresentação de miniaula, Treinamento Metodológico para Instrutores (TMI) e nivelamento da regional.
A entrevista deve ter duração máxima de 30 minutos e será conduzida por meio da Cultura e Missão da Empresa, conhecida como “Fit profissional”. A miniaula terá o mesmo tempo cedido para apresentação e poderá ser realizada de forma virtual ou presencial, de acordo com a decisão do Senar-ES.
O TMI consiste em um treinamento que orienta as práticas pedagógicas e educacionais adotadas pelo Senar Nacional. Àqueles que arem desta etapa devem anexar o certificado na área de inscrição. As práticas adotadas no TMI serão cobradas no nivelamento da regional, última fase do processo, que acontecerá presencialmente.
No momento, há vagas disponíveis para cadastro de prestadores de serviços em áreas como mecanização agrícola, produção artesanal de alimentos, operação de drones, primeiros socorros e cuidados em saúde rural. Quando houver novas oportunidades de credenciamento, a divulgação será feita por meio de nossos canais de comunicação.
As inscrições devem ser feitas unicamente no site da dematech do Senar-ES: dematech.io/credenciamento-empresas/senar-es.
Texto: Carolina Vieira – Faes/Senar-ES
Anúncio
Anúncio