Leite que causa menos desconforto intestinal ainda é desconhecido pela maioria dos consumidores

Foto: Grotadas A2A2

Considerado um leite que apresenta uma melhor digestão e menor incidência de desconfortos intestinais, o tipo A2 tem conquistado consumidores brasileiros. Mesmo o Brasil estando entre os maiores produtores de leite do mundo, ainda há um grande potencial a ser explorado no mercado de leite A2. Enquanto o consumo anual per capita de leite no país atinge 167 litros por habitante, superando a média mundial de 116 litros, o leite A2 representa atualmente menos de 1% do mercado nacional.

Anúncio

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano. O país conta com mais de um milhão de propriedades produtoras e emprega 4 milhões de pessoas.

Dados do Anuário do Leite 2023, produzido pela Embrapa Gado de Leite, apontam que o segmento do leite A2 está estimado em cerca de R$ 100 milhões anuais. No entanto, as perspectivas são otimistas. A expectativa é que o consumo do produto e a crescer em torno de 20% ao ano, à medida que se torne mais conhecido e ível aos consumidores.

Anúncio

“O leite A2 ainda é um oceano azul a ser explorado no Brasil. Com um público consumidor já acostumado ao consumo de leite, o desafio é informar sobre as vantagens do leite A2 e torná-lo uma opção cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros”, afirma o produtor rural Tomáz de Aquino Resende, criador da Fazenda Grotadas, em Santo Antônio do Monte, no centro-oeste de Minas Gerais. Na fazenda fica a primeira queijaria com leite A2 do Brasil.

VANTAGENS – Uma das principais vantagens do leite A2 é a ausência da proteína beta-caseína A1, presente no leite comum. Essa proteína é apontada como responsável por desconfortos gastrointestinais em algumas pessoas, como inchaço, gases e diarreia. Ao optar pelo leite A2, esses consumidores podem desfrutar dos benefícios do leite sem os incômodos associados à digestão.

“O consumidor brasileiro está cada vez mais atento à saúde e ao bem-estar. Acreditamos que o leite A2 tem tudo para conquistar um espaço crescente no mercado, oferecendo uma opção saborosa e nutritiva para quem busca uma digestão mais leve e confortável”, afirma o produtor Tomáz de Aquino Resende.

Fonte: Naves Coelho Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Três marcas de café torrado são proibidas para consumo

Foto: Divulgação/Mapa O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um novo alerta ...

Inscrições abertas para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 com prêmios de até R$ 30 mil

Da esquerda para a direita: Débora Souza Medeiros, Ana Venturim Porto e Selene ...

Exportação de frango é suspensa por 27 países após foco de gripe aviária

Foto: Freepik O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que três novos ...

Frente fria avança e traz chuva ao Espírito Santo no fim de semana

Foto: Freepik Depois de um longo período de tempo seco e ensolarado, o ...

Queijo da Canastra: tradição centenária com selo de origem e sabor único conquista

Foto: Aprocan/Divulgação O Queijo da Canastra é patrimônio, é história viva, é identidade ...