Espírito Santo se destaca no combate à insegurança alimentar, mostra estudo do IJSN
Foto: Freepik
O Espírito Santo aparece entre os melhores estados do Brasil no combate à insegurança alimentar. Um estudo especial divulgado, na última sexta-feira (25), pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) revela que 79,2% dos domicílios capixabas vivem em situação de segurança alimentar — índice superior à média nacional, que é de 72,4%. O resultado coloca o Estado na 5ª posição no ranking das unidades da federação.
Anúncio
Outro dado positivo é que o Espírito Santo registra o 5º menor índice de insegurança alimentar do País, com 20,8%. O levantamento, desenvolvido pela Coordenação de Estudos Sociais do IJSN, também destaca ações que têm ajudado a fortalecer essa realidade. Entre elas, o programa Compra Direta de Alimentos (CDA), que adquire produtos da agricultura familiar para distribuição em instituições como escolas, hospitais e creches. Com a criação do Sistema de Compra Direta de Alimentos (SisCDA), o governo modernizou a gestão das atividades, ampliando a transparência e a agilidade nos rees aos agricultores.
O estudo ainda chama atenção para o edital do Programa Cozinhas Solidárias, promovido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). A iniciativa prevê ree de até R$ 1,4 milhão por Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada para produção e distribuição de refeições em 11 municípios do Estado Presente.
Anúncio
Embora o Espírito Santo avance, o levantamento aponta desafios: 38 municípios ainda não possuem estrutura institucional para políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), e apenas nove formalizaram adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
O diretor de Integração do Instituto Jones, Antonio Rocha, reforça que o enfrentamento da insegurança alimentar exige ações integradas e políticas públicas comprometidas.
O estudo completo pode ser ado no site do IJSN: ijsn.es.gov.br/publicacoes/sinteses/ijsn-especial
Fonte: IJSN
Anúncio
Anúncio