Clima no Brasil: frente fria e calor extremo marcam fim de maio
Fonte: modelo ECMWF
A segunda quinzena de maio de 2025 será marcada por extremos climáticos em diferentes regiões do Brasil. Enquanto frentes frias provocam chuva forte e risco de geada no Sul, o tempo seco, com calor acima da média e baixa umidade do ar, predomina no interior do Nordeste, do Sudeste e do Centro-Oeste.
Anúncio
Na região Sul, a frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul no dia 18 perde força, mas ainda causa pancadas de chuva em Santa Catarina e no Paraná. Outras frentes frias devem avançar até o fim do mês, acompanhadas por áreas de instabilidade geradas por cavados meteorológicos e baixa pressão atmosférica. A previsão é de chuva volumosa principalmente no Rio Grande do Sul, com possibilidade de geada nas áreas serranas e na fronteira com o Uruguai, a partir do dia 27, quando uma nova frente fria pode trazer uma intensa massa de ar polar continental.
No Sudeste, uma grande massa de ar seco mantém o tempo firme em quase toda a região, principalmente no interior de São Paulo e em Minas Gerais. As temperaturas seguem elevadas para o período. Uma frente fria entre os dias 20 e 21 pode aumentar a nebulosidade no litoral paulista e fluminense, com chuva concentrada na faixa costeira. Já entre os dias 28 e 29, uma frente fria mais intensa deve trazer chuva também para o interior de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de provocar queda de temperatura em todos os estados da região.
Anúncio
O Centro-Oeste também permanece sob influência de uma massa de ar seco, com poucas chances de chuva e tardes mais quentes. A exceção fica para o norte de Mato Grosso e áreas de fronteira com o Paraguai, onde podem ocorrer pancadas isoladas. O fim do mês pode trazer mudança no tempo com a chegada de uma frente fria que deve derrubar as temperaturas, especialmente em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.
No Nordeste, a chuva perde força no interior, onde o tempo seco e quente prevalece, com máximas entre 35°C e 37°C. A faixa litorânea ainda pode registrar episódios de chuva forte, especialmente entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, por causa dos ventos marítimos e distúrbios ondulatórios de leste. No fim do mês, uma frente fria pode alcançar o litoral da Bahia.
Na região Norte, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) continua ativa e mantém a chuva nas áreas ao norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Já Tocantins, Rondônia e Acre devem ter redução das pancadas. Nos últimos dias de maio, a chegada de uma frente fria continental pode provocar friagem em partes de Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio