Pesquisa do Ifes transforma resíduos marinhos em energia
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Piúma está entre os destaques da revista científica internacional Biomass and Bioenergy, referência mundial na área de bioenergia. O artigo, assinado por professores, estudantes e egressos do campus, aborda tecnologias inovadoras para transformar resíduos do pescado — como vísceras, peles e espinhas — em fontes de energia sustentável.
Com o título “Waste-to-energy from marine biomass and processing wastes: a review”, o estudo é liderado pelo professor Flávio Bittencourt e conta com a colaboração dos estudantes Hugo Alves e Paulo Henrique Lyrio, ambos do curso de Engenharia de Pesca, além dos egressos Isabele Maciel e Julio Lima, do Curso Técnico em Pesca.
Anúncio
A pesquisa apresenta uma revisão detalhada das alternativas tecnológicas para o aproveitamento energético de biomassas marinhas e resíduos da pesca, com foco na produção de biocombustíveis. O estudo também debate os desafios para aplicação prática dessas soluções, reforçando o papel da ciência na construção de uma economia mais limpa, circular e sustentável.
O trabalho é fruto de uma colaboração internacional entre pesquisadores da UFES, UFMA, Unicamp, Harbin Institute of Technology (China) e Universiti Malaysia Terengganu (Malásia), consolidando parcerias entre Brasil, China e Malásia no campo da bioenergia.
Anúncio
🔗 e o artigo completo: clique aqui
Fonte: Ifes/ Piúma
Anúncio
Anúncio