Espírito Santo se prepara para safra histórica de café conilon, com alerta para a qualidade do grão
Foto: Julio Huber

Com o início da colheita da nova safra de café conilon no Espírito Santo, o Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) emitiu uma nota oficial alertando os produtores rurais sobre a importância da qualidade do grão, fator determinante para manter a competitividade do produto no mercado internacional.
Anúncio
A expectativa é que a safra 2025 seja a maior já registrada no estado, consolidando ainda mais o Espírito Santo como referência nacional e internacional na produção da variedade. Contudo, o CCCV enfatiza que o sucesso dessa safra está diretamente ligado aos cuidados tomados no campo e no pós-colheita.
“Na última safra, os cafés capixabas bem preparados contribuíram para o recorde de exportações da história do país. Precisamos manter esse padrão para continuar avançando”, destaca o comunicado. A entidade reforça que a integridade e a confiabilidade dos negócios firmados no exterior dependem da entrega de um produto com excelência.
Anúncio
Confira a nota oficial do CCCV na íntegra:
Estamos iniciando a colheita de uma nova safra de café conilon, e o Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) orienta a todos os produtores rurais que redobrem a atenção quanto à qualidade do café entregue. A qualidade do produto é fator decisivo para o sucesso das exportações, como foi observado na última safra, onde os cafés capixabas bem preparados atingiram o recorde de exportação da história do país. Além de preservar a integridade e a confiabilidade dos negócios firmados, assegurando que o café capixaba mantenha seu destaque e reputação no cenário global.
É importante observar algumas características do café que poderão comprometer os negócios: teor de umidade superior a 13%; classificados com percentual elevado de peneiras 12 e abaixo; colhidos com elevado percentual de frutos verdes e entregues imediatamente após secar o café e com temperatura alta para melhor controle do peso na armazenagem.
O Centro do Comércio de Café de Vitória projeta que esta será a maior safra de conilon já colhida no Espírito Santo e conta com o empenho de todos para, juntos, garantirmos mais uma safra de excelência.
Por fim, o CCCV reforça seu compromisso com o desenvolvimento e o progresso do produtor rural capixaba, colocando-se sempre à disposição para colaborar e prestar quaisquer esclarecimentos necessários.
Fonte: CCCV
Anúncio
Anúncio