Análise de solo da Ufes ajuda produtores rurais a melhorar a produtividade agrícola
Foto: Ana Oggioni/Secom

A saúde do solo é a base para uma lavoura produtiva. Conhecer a composição química e física da terra e fazer os ajustes certos é essencial para garantir o desenvolvimento das culturas. É aí que entra a análise de solo, serviço oferecido pelo projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Anúncio
No campus de Alegre, o Laboratório de Solos (Labsolos) realiza análises desde 1999 e é certificado com o Selo de Qualidade PAQLF, da Embrapa. O laboratório oferece serviços completos a preços íveis — de R$ 10 a R$ 30 por análise —, como avaliação de pH, cálcio, magnésio, alumínio, enxofre, matéria orgânica e análise granulométrica.
O professor Renato os, do curso de Agronomia e vice-coordenador do Labsolos, explica que os resultados indicam exatamente o que o solo precisa, como adubação ou calagem para correção da acidez.
Anúncio
Para enviar o material, o produtor deve coletar amostras de 0 a 20 centímetros de profundidade em vários pontos da propriedade, misturar a terra e separar cerca de 500 gramas para envio. A amostra pode ser entregue no próprio laboratório ou enviada pelos Correios.
O laudo fica pronto em até duas semanas, permitindo que o produtor realize as correções e aumente a produtividade da lavoura de forma segura e eficiente.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 98805-6596 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Ufes
Anúncio
Anúncio