Projeto Arranjos Produtivos é ampliado e fortalece agricultura familiar em 27 municípios do ES
Foto: Freepik
A agricultura familiar no Espírito Santo está ganhando fôlego novo. A Assembleia Legislativa deu início a uma nova etapa do projeto Arranjos Produtivos, que a a beneficiar 27 municípios capixabas com ações voltadas à capacitação técnica, modernização da produção rural e estímulo à sustentabilidade econômica.
Anúncio
Criado para transformar a realidade dos pequenos produtores, o projeto oferece o gratuito a assistência técnica especializada, consultorias estratégicas, estudos de viabilidade e equipamentos que facilitam o dia a dia no campo. A ideia é simples e poderosa: tornar o produtor rural mais autônomo, diversificado e competitivo, incentivando sua permanência no meio rural com mais qualidade de vida e retorno financeiro.
A nova fase inclui a atuação de consultores em quatro áreas fundamentais — associativismo, agroindústria, coordenação técnica e gestão de projetos — atendendo a demandas reais dos agricultores já envolvidos na iniciativa. “O objetivo não é assistencialismo. É criar uma estrutura que permita ao agricultor caminhar com independência, vender melhor e crescer com sustentabilidade”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos.
Anúncio
Premiado nacionalmente com o troféu Assembleia Cidadã, da Unale, o Arranjos Produtivos é uma referência na promoção da agricultura familiar. A ação é resultado da união entre o Legislativo, o Governo do Estado, a Aderes e as prefeituras municipais, promovendo o desenvolvimento rural com soluções práticas e eficazes.
Além da introdução de novas tecnologias e práticas de manejo — como agricultura de conservação, agroecologia e controle integrado de pragas —, o projeto também garante o fornecimento de mudas adaptadas às realidades de cada região, fortalecendo a produção local com mais eficiência e menor impacto ambiental.
Com a meta de estender o projeto aos 78 municípios capixabas, o deputado Marcelo Santos já anunciou que levará a proposta de expansão ao governador Renato Casagrande. “Temos apoio institucional e recursos. Agora é o momento de ampliar ainda mais esse impacto positivo no campo”, afirmou.
Municípios atualmente atendidos pelo projeto: Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Águia Branca, Atílio Vivácqua, Boa Esperança, Brejetuba, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Guaçuí, Ibitirama, Itapemirim, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, Vila Pavão e Vila Valério.
Anúncio
Anúncio